Exclusão de Responsabilidade em Autos de Infração
Blog
O que é a exclusão de responsabilidade em autos de infração?

O que é a exclusão de responsabilidade em autos de infração?

06 de Fevereiro de 2025
Dra. Natalia Capucho | Especialista em Direito Tributário e Consultora Jurídica

A exclusão de responsabilidade em autos de infração é o afastamento legal do dever de responder por determinadas infrações, normalmente motivadas pela ausência de dolo ou culpa do contribuinte, ou por situações específicas previstas em lei. Em outras palavras, se comprovado que o autuado não deu causa à infração tributária, ele pode ser excluído da responsabilidade, livrando-se de penalidades e cobranças.


Conceito Fundamental

Quando falamos em auto de infração tributário, estamos nos referindo a um documento emitido pelo Fisco, apontando que o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, deixou de cumprir uma obrigação. No entanto, em alguns casos, é possível alegar que determinado agente ou sócio não deve ser responsabilizado, seja por falta de participação na gestão ou outra razão prevista em lei. Nessa situação, surge a figura da exclusão de responsabilidade.


Requisitos para Exclusão de Responsabilidade

Ausência de conduta ilícita

É fundamental provar que a pessoa não agiu com intenção (dolo) ou negligência (culpa).

Falta de poderes de gestão

Sócios que não exercem poder de gerência ou administração na empresa podem se valer dessa exclusão.

Previsão legal

A exclusão deve estar expressamente prevista em normas específicas, como, por exemplo, em legislações tributárias estaduais ou federais.


Possíveis Cenários de Aplicação

Sociedades empresariais

Um sócio investidor que não participa da gestão diária pode alegar exclusão de responsabilidade caso não tenha praticado nenhum ato que resulte em infração.

Delegação de funções

Em alguns casos, é possível demonstrar que a infração foi cometida exclusivamente por um terceiro (empregado, contador ou terceiro contratado), sem ciência do responsável legal.

Erro involuntário

Se ficou comprovado que houve erro de cálculo ou problema sistêmico, sem negligência, pode-se discutir a exclusão parcial ou total.


Como funciona na prática?

Em geral, o contribuinte (ou o sócio que pretende se eximir da penalidade) deve apresentar defesa administrativa fiscal ou impugnação de auto de infração, evidenciando, com documentação e provas, que não estava envolvido na conduta. O procedimento se desenrola na esfera administrativa, podendo avançar para órgãos de julgamento, como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) (https://www.gov.br/car) ou tribunais estaduais competentes.


A Importância de um Advogado Tributarista

Contar com um advogado tributarista ou com uma equipe de advocacia tributária é essencial para estruturar adequadamente os argumentos de defesa. Profissionais especializados entendem o funcionamento dos processos administrativos e judiciais, além de dominarem as legislações aplicáveis para pleitear, por exemplo, a contestação de auto de infração, a nulidade de auto de infração ou a revisão de autos de infração.


Por que escolher a Mantoan Advocacia Tributária?

A Mantoan Advocacia Tributária ? Especialista em Direito Tributário atua em consultoria tributária, recursos em execução fiscal, defesa contra multas fiscais e planejamento tributário empresarial, auxiliando contribuintes a:

  • Identificar hipóteses de exclusão de responsabilidade;
  • Elaborar recurso administrativo tributário;
  • Evitar a inscrição em dívida ativa;
  • Minimizar riscos de penhora em execuções fiscais e protestos.

Comente essa publicação