Como fazer defesa preliminar de ISS
Blog
Como apresentar uma defesa preliminar contra autos de infração de ISS?

Como apresentar uma defesa preliminar contra autos de infração de ISS?

07 de Fevereiro de 2025
Dra. Natalia Capucho | Especialista em Direito Tributário e Consultora Jurídica

Apresentar uma defesa preliminar contra autos de infração de ISS (Imposto Sobre Serviços) envolve compreender a legislação municipal aplicável, reunir documentos que comprovem a regularidade do serviço prestado e seguir cuidadosamente os prazos estabelecidos para evitar a inscrição em dívida ativa. O objetivo principal é corrigir potenciais equívocos identificados pelo fisco, demonstrando que não houve infração ou, se houve, mostrar aspectos que possam ensejar a redução da penalidade.


Principais etapas para a defesa preliminar

Análise do auto de infração

Verifique o fundamento legal do auto e as alegações apresentadas pelo órgão fiscalizador. É fundamental entender em qual artigo da legislação municipal de ISS (varia conforme cada cidade) a infração se baseia.

Reunião de documentos

Separe notas fiscais, contratos de prestação de serviço e comprovantes de recolhimento do ISS. Documentos inconsistentes ou ausentes podem enfraquecer a defesa.

Fundamentos jurídicos

Apresente argumentos que comprovem a inexistência de fato gerador ou erros de classificação de serviços. Para referenciar a legislação base, consulte o site da prefeitura local ou fontes governamentais oficiais. Demonstrar divergências na interpretação do fisco pode embasar a defesa.

Prazo de impugnação

O prazo para defesa preliminar geralmente é de 30 dias, mas pode variar. Fique atento às datas e protocolos para evitar a perda de prazos. Posteriormente, se a defesa for indeferida, existe a possibilidade de recurso ou mesmo ajuizamento de ação judicial.

Suporte de um advogado tributarista

Contar com um especialista em direito tributário, como a equipe da Mantoan Advocacia Tributária ? Especialista em Direito Tributário, garante uma análise detalhada e a apresentação de argumentos sólidos, seja na esfera administrativa ou em eventual processo judicial.


Referências

Legislação Municipal de ISS (consulta em https://capital.sp.gov.br/web/fazenda/legislacao/)

Lei Complementar nº 116/2003 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp116.htm)

Normas da Fazenda Municipal e Tribunais de Contas

Comente essa publicação